domingo, 31 de janeiro de 2021

Olívia, 18tão!

UMA LINDA DELCARAÇÃO DE AMOR DA ROSE À NOSSA FILHA OLIVIA, QUANDO FEZ 18. By Mamãe!
"Quando eu era adolescente queria conhecer o mundo e não pensava em casar. Tempos depois eu casei mas não queria filhos. Daí veio a Marina, a Olivia, a Sofia e eu ainda teria outros mas isso já daria uma outra história... Resumindo, quando comecei não achei que chegaria até aqui mas parece que nasci pra este negócio de um casamento duradouro e pra maternidade de meninas. Embora o médico tenha dito que cortou o cordão umbilical, eu duvido! Como pode a gente se separar de algo que cultivamos a pão-de-ló durante nove meses? Como se desligar de alguém que para sempre ocupará um lugar especial em seus pensamentos, projetos, orações e em seu coração? No domingo, a Olívia Costa fez 18 anos e diante de mensagens tão lindas, amorosas e divertidas de seu pai José Cascão, das suas irmãs Sofia Costa e Marina Costa, além das várias de seus amigos, achei que deveria deixar meus parabéns para um outro dia como se eu pudesse prolongar essa energia tão potente que emana das pessoas que amamos e transformá-la em combustível para conduzí-la até o próximo aniversário, quando talvez ela já esteja em outro país como é de seu destino. Confesso que queria lhe dizer tantas coisas que eu nunca disse. E umas outras tantas que ela já deve saber... Queria contar segredos que ela ainda vai descobrir e lhe fazer confidências que só mãe e filhas compartilham. Queria lhe falar do meu amor, da minha admiração, do meu orgulho, da minha satisfação e reverência à sua alma tão especial, mas todas as palavras ficam tão insignificantes quando o que queremos dizer é tão imenso como o mar e o infinito, juntos. Gostaria de dizer que escolher uma profissão atualmente é uma das tarefas mais difíceis para os jovens. Que ter um diploma ainda é importante para o mercado de trabalho mas é menos importante do que saber o que realmente te faz feliz, te move, te inspira. Eu gostaria de fazer um decreto em sua homenagem dizendo que o mundo todo deveria ter tempo para sentar no sofá e perder-se em romance com Neal Caffrey ou Peter Burke e aprender tudo sobre mentiras e micro-expressões com Cal Lightman e Gillian Foster. Diria que aparecer em um Snapchat a meia noite, no primeiro minuto do seu aniversário, descabelada, sonada e de pijamas é mais sublime do que qualquer post de qualquer pessoa porque quem nos ama de cara lavada nos ama como somos. Meu decreto também incluiria um capítulo sobre as expectativas, esse sentimento irresponsável que nos coloca sempre na espera de algo incerto, nos roubando a presença do momento presente, do agora, do único e real lugar aonde estamos e sobre o qual temos domínio. A expectativa não permite que desfrutemos com a intensidade devida daquilo que é quente, que nos envolve, que acontece ao vivo enquanto estamos ocupados com as incertezas do futuro. Eu diria também que as meninas possuem um desejo natural de colher flores e estrelas. Mas as estrelas não se deixam colher e mostram às meninas que existem desejos que não são jamais satisfeitos. Contudo, nada deve nos tirar a capacidade de sonhar! Ah, eu queria dizer também, no pé do ouvido da minha princesa Olivia, que no fundo, todo mundo tem um pouco de medo de avião, que nem sempre nosso cabelo aparece bem na foto mas que nosso olhar sorrindo é sempre o que se destaca. Diria, para sua decepção de adolescente, que sempre nasce uma espinha na testa ou no nariz antes de uma festa importante ou um encontro especial. Que a gente fica menstruada muitas vezes quando tem um convite para passar o final de semana na praia. Que estaremos sempre mal vestidas quando encontrarmos inesperadamente uma pessoa especial na rua. Que em algum momento da vida todo mundo roeu as unhas. Que a gente sempre pode e deve mudar de opinião pois tudo na vida muda e isso sim é sabedoria. Diria ainda que lembranças são sempre doces e emocionantes; que uma foto eterniza um momento e que toda vez que a virmos voltaremos ao mesmo instante em que foi tirada. Diria que família é tudo de bom, que abraço de irmão não tem preço, que presença de avó deve ser aproveitada, que primos são como melhores amigos, que carinho de pai é inesquecível, que bronca de mãe é passageira, que amor de mãe é infinito. Gritaria que não vale a pena desistir fácil assim como não vale a pena insistir para sempre, que o filme nem sempre tem final feliz, que um bom livro é sempre uma ótima companhia, que música alimenta a alma, que acordar e não ter nada pra fazer dá uma paz infinita na gente. Eu queria dizer, nesta data querida, que arrumar o quarto pode significar organizar nossos pensamentos e também os sentimentos. Que andar sem sutiã é uma delícia, que passar vergonha e rir da nossa própria cara de boba faz cócegas nas nossas convicções. Que nossas incertezas são iguais as dúvidas de toda a humanidade, que nossas angústias aliviam com água com açúcar, que tudo na vida passa mas só Deus permanece. Diria também que pra tudo tem um jeito, que sempre podemos consertar e resolver qualquer problema, que nada dura pra sempre e que o infinito é logo ali. Puxa, eu diria ainda tanta coisa, mas o que o meu coração fica gritando o tempo todo é que eu desejo muito filha que você seja feliz sendo exatamente quem você já é. Feliz 18tão!"

Nenhum comentário: