sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Mais respeito com as palavras!

Dia desses, minha filha menor, Sofia (sabedoria...) de 8 anos, disparou do nada: – Paiê, cê já reparou que quando a gente repete, repete, repete muuuiiito uma palavra, ela perde o sentido? Referia-se a uma brincadeira que ela sempre faz, uma repetição repetida (!) bem rápido tipo "travesseiro travesseiro travesseiro travesseiro travesseiro travesseiro..." depois de um tempo o cérebro realmente não encontra mais significado para esse amontoado de letras.

Brincadeira à parte, a observação da Sofia me lembrou outra coisa que sempre me chamou a atenção: o (ab)uso indiscriminado de algumas palavras ou expressões rouba-lhes realmente o significado. Por exemplo, a palavra URGENTE, antigamente significava que alguma coisa urgia, e que se não fosse resolvida com presteza, o desastre seria iminente. Pois bem, hoje, urgente, não significa quase nada, porque tudo é urgente. Repare onde você trabalha a pilha de assuntos urgentes que todo mundo tem pra resolver em cima da mesa, quando não na gaveta. O chefe quer falar com você urgente! O cliente vai viajar e precisa disso urgente (é incrível como um trabalho urgente vem sempre acompanhado de um cliente que vai viajar).

MASTER, o que significa master? Antigamente, master era o máximo. Hoje, pode ser o básico, salto baixo, sem jóias. Qualquer plano de saúde, categoria de sócio, assinatura de tv a cabo, é master. Agora, quando oferece um pouquinho mais, aí já é PLUS! Master Plus então, nem se fala... é quase nada. ESPECIAL, coitado, já virou sinônimo de piada, de tanto ser usado para adjetivar o cliente e começar o texto das malas diretas.

VOSSA EXCELÊNCIA antigamente significava a mais alta expressão de estima e consideração. E hoje? Bem, se for proferida da tribuna de uma das casas do Congresso em Brasília, pode significar desde calhorda, até safado, corrupto, traidor, sem vergonha ou ladrão, para ficarmos nos significados mais leves.

Mas a falta de respeito e de significado também atinge as expressões.

Por exemplo, antigamente (aliás ANTIGAMENTE também é meio difuso, não? antigamente quando? mês passado, ano passado, século passado?), mas continuando, antigamente quando você chegava atrasado a uma reunião e dizia: GENTE, PEGUEI O MAIOR TRÂNSITO! significava que naquele dia o caminho que você sempre faz estava especialmente ruim, alguma coisa grave aconteceu, a quantidade de carros na rua foi surpreendente. Hoje "gente, peguei o maior trânsito" significa apenas que você não se deu ao trabalho de arrumar uma desculpa melhor. Ou então que acordou tarde, que não está nem aí com os horários dos seus compromissos e que a sua falta de respeito não é somente com as palavras, mas também com o tempo e a inteligência dos demais. Nessas horas, o melhor é chegar, entrar de fininho na reunião, sentar de boquinha fechada e no final pedir desculpas, simplesmente, pelo atraso.

A propaganda – de onde eu tiro meu sustento, pra quem não sabe – o marketing direto, o telemarketing, a promoção e assemelhados, também têm culpa no cartório. VOCÊ É MUITO ESPECIAL PARA NÓS significa que vão te deixar esperando na linha pelo menos uns dez minutos. NOVO não significa, necessariamente, que você nunca viu antes. GRÁTIS não quer dizer que não vai custar nada. MEU SENHOR... assim com reticências e tudo, significa que o seu interlocutor está perdendo a paciência e fazendo um esforço danado para parecer gentil e educado.

Bem, a lista pode ser maior se você me ajudar e postar o seu comentário com outras palavras e expressões que perderam o sentido e o significado. Enquanto isso vou discutindo o assunto com a Sofia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante seu post Cascão. Gradativamente as palavras que a sociedade esta empregando, seja no seu meio profissional ou no pessoal, não estão mais tendo seu mesmo sentido, com o mesmo significado original. Isso é algo que deveriamos ter mais cuidado é mais prudencia.
Uma palavra muito usada que está perdendo o sentido em alguns casos, onde se é usado sem a menor intenção realmente, é a palavra amor.
Um grande abraço.

Glaucia Lombardi disse...

Quer um exemplo?
CPI no Congresso...
Quer coisa mais sem significado????

Ótimo texto!!!!!