segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Porquês

Assim como eu, você deve ter um milhão de perguntas pipocando na sua cabeça. Questões às vezes sérias, às vezes críticas, às vezes engraçadas, às vezes dramáticas, às vezes curiosas, que certamente têm uma resposta. Nem sempre óbvia, lógica ou conveniente. Porque se assim fosse, teríamos as respostas. E não as temos. E quando fazemos essas perguntas a quem deveria respondê-las de forma clara e direta - empresas, governos, órgãos públicos, instituições, nós mesmos - as respostas não raro são evasivas ou políticas, o que dá no mesmo.

Então, eu proponho começar a lista com alguns porquês e convido os leitores deste blog a me ajudar a expandi-la. Convido também quem tiver as respostas, a postá-las aqui em benefício de todos. Quem sabe a gente inicia um diálogo produtivo e ajuda a prestar um serviço de utilidade pública?

Obs.: numerei as perguntas, para ser mais fácil postar e identificar as respostas.


1 - Porquê os carregadores de celulares são todos diferentes, com buraquinhos diferentes, o que obriga você, involuntariamente, a aumentar o lixo do planeta? Além de nunca encontrar alguém no escritório que tenha um igual ao seu quando você esqueceu de carregar seu telefone?

2 - Porquê os fabricantes não produzem e as lojas não vendem, calças masculinas que tenham um comprimento de pernas razoável, das quais você não precise cortar metade para poder vesti-las? Ok, ok, eu sei que eu sou baixinho, mas TODAS as calças parecem ser feitas para jogadores de basquete!

3 - Porquê quando você vai comprar alguma coisa financiada, nunca consegue saber exatamente quanto lhe custará?

4 - Porquê você nunca consegue concluir uma conversa pelo celular sem fazer pelo menos umas 3 ligações?

5 - Porquê 99% das pessoas não dão a descarga quando usam um banheiro público?

6 - Porquê 99% das pessoas ficam indignadas quando encontram um banheiro público em que alguém não deu a descarga?

7 - Porquê o semáforo da esquina seguinte fecha 3 segundos depois que abre o seu?

4 comentários:

Carol Locci disse...

Ainda não tenho respostas, mas um porquezinho todo mundo tem, né? Então aqui vai o meu: Porque o céu é azul? (ou pelo menos deveria ser, hoje está um tanto cinza)

Kleber disse...

Oi Cascão,

Estava com saudade dos seus posts.
Na minha ignorância crescente (júro, pratico todo dia), tentei decifrar seus enigmas.
Aqui estão minhas respostas:

1 - O objetivo principal é a confraternização universal e o desfile de modelos de telefones. Você sai por aí perguntando para aquelas pessoas que você não conhece: Você tem um celular igual ao meu?

2 - Nunca tive problemas com as calças! (Repeti mentalmente essa frase várias vezes depois que escrevi e ainda acho ridícula!) Pra mim, as bermudas é que são curtas.

3 - Simples. Se soubéssemos não faríamos o financiamento.

4 - É verdade... A primeira faz Tcham, a segunda faz Tchum...
Sei não, passo.

5 - Não sei. Eu sou do 1%.

6 - Sendo do um por cento, eu tenho todo o direito.

7 - Para você ter certeza de estar indo para o lugar certo!
Sabe quando você passa da rua certa e pensa: Putz, era aquela! A engenharia de tráfego está trabalhando pra gente perder menos tempo trânsito. Não é ótimo?

Até a próxima,

César Augusto.

Anônimo disse...

rsrsrs! o triste da coisa é que essas perguntas são realmente presentes! Adorei!

Anônimo disse...

Perguntas simples. MZSPAD nelas: ai vai:

1 - Porquê os carregadores de celulares são todos diferentes, com buraquinhos diferentes? Pq as pessoas tambem tem buraquinhos diferentes e o mundo é legal assim. Os projetistas partiram dessa premissa.

2 - Porquê os fabricantes não produzem e as lojas não vendem, calças masculinas que tenham um comprimento de pernas razoável? Pq sendo grande se nao servir vc corta e se for curta demais vc nao aumenta ela, óbvio.

3 - Porquê quando você vai comprar alguma coisa financiada, nunca consegue saber exatamente quanto lhe custará? Pq pra atingir esse ponto os professores de matemática precisariam ensinar matemática, o que eles em geral têm apenas vaga idéia do que seja.

4 - Porquê você nunca consegue concluir uma conversa pelo celular sem fazer pelo menos umas 3 ligações? Pq vc fala demais.

5 - Porquê 99% das pessoas não dão a descarga quando usam um banheiro público? Pq não é higiênico encostar em nada num banheiro público.

6 - Porquê 99% das pessoas ficam indignadas quando encontram um banheiro público em que alguém não deu a descarga? Pq 99% dos seres humanos têm nojo de excrementos.

7 - Porquê o semáforo da esquina seguinte fecha 3 segundos depois que abre o seu? Pq se os 2 ficarem abertos os carros batem.

MZSPAD - Método Zé para Solução de Problemas Aparentemente Difíceis.

Pode mandar mais se tiver.