segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Porquês

Assim como eu, você deve ter um milhão de perguntas pipocando na sua cabeça. Questões às vezes sérias, às vezes críticas, às vezes engraçadas, às vezes dramáticas, às vezes curiosas, que certamente têm uma resposta. Nem sempre óbvia, lógica ou conveniente. Porque se assim fosse, teríamos as respostas. E não as temos. E quando fazemos essas perguntas a quem deveria respondê-las de forma clara e direta - empresas, governos, órgãos públicos, instituições, nós mesmos - as respostas não raro são evasivas ou políticas, o que dá no mesmo.

Então, eu proponho começar a lista com alguns porquês e convido os leitores deste blog a me ajudar a expandi-la. Convido também quem tiver as respostas, a postá-las aqui em benefício de todos. Quem sabe a gente inicia um diálogo produtivo e ajuda a prestar um serviço de utilidade pública?

Obs.: numerei as perguntas, para ser mais fácil postar e identificar as respostas.


1 - Porquê os carregadores de celulares são todos diferentes, com buraquinhos diferentes, o que obriga você, involuntariamente, a aumentar o lixo do planeta? Além de nunca encontrar alguém no escritório que tenha um igual ao seu quando você esqueceu de carregar seu telefone?

2 - Porquê os fabricantes não produzem e as lojas não vendem, calças masculinas que tenham um comprimento de pernas razoável, das quais você não precise cortar metade para poder vesti-las? Ok, ok, eu sei que eu sou baixinho, mas TODAS as calças parecem ser feitas para jogadores de basquete!

3 - Porquê quando você vai comprar alguma coisa financiada, nunca consegue saber exatamente quanto lhe custará?

4 - Porquê você nunca consegue concluir uma conversa pelo celular sem fazer pelo menos umas 3 ligações?

5 - Porquê 99% das pessoas não dão a descarga quando usam um banheiro público?

6 - Porquê 99% das pessoas ficam indignadas quando encontram um banheiro público em que alguém não deu a descarga?

7 - Porquê o semáforo da esquina seguinte fecha 3 segundos depois que abre o seu?